O que causa espinhas no rosto? – E como evitar essas danadinhas

É muito importante saber o que causa espinhas no rosto e no corpo, porque assim você as evita e se livra dos transtornos.

O que causa espinhas no rosto e no corpo?

o que causa espinhas no rosto

A acne é causada por vários fatores como:

  • Acúmulo de bactérias
  • Desregulação hormonal
  • Excesso de oleosidade da pele
  • Toxinas
  • Tendência a inflamações
  • Acúmulo de células
  • E tecidos mortos.

Outros motivos podem ser:

1. Idade

Principalmente na adolescência, entre os 12 e 18 anos, é muito comum o aparecimento das espinhas no rosto, pois nessa fase a produção dos hormônios androgênicos aumenta muito.

Também existe a chamada acne tardia, que não é algo incomum, muitas mulheres e homens após os 30 anos começam a ter esse problema.

2. Maquiagem

Toda maquiagem deve ser retirada totalmente assim que possível, pois ela obstrui os poros facilitando a formação de espinhas no rosto e cravos. Use demaquilante assim que chegar em casa.

Observação: Produtos de baixa qualidade (CUIDADO), esses são ainda piores, pois são produzidos à base de óleos.

Se você tem forte tendência procure um dermatologista, ele irá te indicar maquiagens específicas à base de água e destinadas à pele oleosa. O ideal é ficar a mais natural possível.

3. Pele não limpa corretamente

Sua pele deve ser muito bem higienizada para retirar todo acúmulo de oleosidade. Lave bem seu rosto principalmente ao acordar e antes de dormir.

4. Excesso de sol

A radiação UV pode ajudar a formar espinhas no rosto e no corpo, pois acelera a produção de oleosidade e inflamações. Então não se esqueça do protetor solar e evite exposição ao sol nos horários das 10h às 16 horas.

5. Predisposição genética

Um dos fatores mais tristes, quem tem espinhas no rosto em excesso que diga, além do aparecimento constante, essas pessoas ainda podem sofrer com reações e lesões.

6. Produtos gordurosos na pele

Cuidado com os cremes hidratantes, protetores e maquiagem. Se forem muito oleosos ou gordurosos, provavelmente, irão favorecer a formação de espinhas e cravos.

Procure por produtos específicos a seu tipo de pele e prefira os não comedogênicos, pois esses não favorecem a obstrução dos poros.

7. Gravidez

Ficar gestante pode causar espinhas no rosto e no corpo, devido ao aumento da progesterona. Mas não se preocupe, não acontece com todas as mulheres que engravidam.

Evite tratamentos usando comprimidos e procedimentos estéticos com ácido nesse período.

8. Outros fatores:

Alimentos que causam espinhas no rosto e no corpo

alimentos que causam espinhas no rosto

Alimentos que causam espinhas são os ricos em açúcar e gordura, tipo:

  • Frituras
  • Carnes gordurosas
  • Fast food
  • Comida congelada pronta
  • Pão em excesso
  • Salgados
  • Biscoitos
  • Bebidas alcoólicas
  • Doces
  • Leite e derivados.

Sempre evite esses alimentos, ainda mais durante o tratamento. Foque em uma dieta rica em legumes, verduras, ômega-3, frutas e água, pois têm efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Pode conhecer a dieta de 21 dias aqui no blog ou a dieta de 17 dias , elas possuem um cardápio muito bom que poderá te ajudar.

Como evitar espinhas

Como evitar espinhas

É fundamental saber como evitar espinhas. Mesmo que você já tenha, é importante seguir as prevenções, além de saber o que causa espinhas no rosto e no corpo.

Vamos lá:

1. Limpe diariamente sua pele

Todos os dias, ela é exposta a toxinas que a sujam, propiciando o aumento da oleosidade. O excesso de gordura que se acumula na pele também favorece e muito.

Invista em uma limpeza caseira umas duas vezes por dia. Além de prevenir a acne, sua pele ficará mais bonita e saudável.

Lave o rosto assim que acordar e antes de dormir, assim irá retirar todo excesso de gordura, bactérias, impurezas e resquícios de maquiagem. Use um sabonete próprio de pele com acne.

Não faça isso por mais de duas vezes, pois pode causar o efeito rebote (retorno de algo rebatido). É interessante também realizar uma limpeza profunda uma vez por mês.

2. Evite tocar no rosto e principalmente na região afetada

Nossas mãos são cheias de bactérias então evite o máximo tocar, principalmente nas espinhas no rosto.

Não use a mesma toalha de rosto por mais de um dia, as bactérias podem prejudicar sua pele. Pode usar um esfoliante facial uma vez por semana.

3. Faça esfoliação leve uma vez por semana

Fazer uma esfoliação é uma ótima forma de como evitar espinhas no rosto e cravos, pois elimina as células mortas e as impurezas causadas por elas.

Dica: Você pode misturar aveia e mel e por no rosto, faça movimentos circulares nas áreas afetadas.

4. Use protetor solar

Além de danos à pele, doenças como câncer e o envelhecimento precoce, os raios solares também podem contribuir no aparecimento das espinhas.

Por esses motivos é muito importante usar um protetor solar adequado. Você pode passar o protetor antes da maquiagem também.

5. Use tônico natural

Uma das melhores opções. Além de ajudar a secar, também auxilia no equilíbrio dos níveis de gordura, ajuda a fechar os poros, a refrescar e a manter a vitalidade da pele.

Quer uma receita de tônico natural? Confira o final do artigo, mas sem pressa, continue lendo.

6. Vaporize sua pele

O processo da vaporização é muito importante, pois extrai as impurezas de toda pele. Pode fazer em casa, encha um recipiente com água fervente e posicione sua cabeça um pouco acima, mas antes cubra seu rosto usando uma toalha.

Deixe o vapor penetrar seus poros, faça isso de duas a três vezes por semana. Depois lave o rosto usando água morna, quando secar passe um hidratante sem óleo. Sua pele também ganhará um grande brilho.

7. Use produtos secativos

Géis, cremes ou loções secativas ajudam a reduzir a inflamação e aceleram a cicatrização, te livrando de possíveis manchas.

Esses produtos são uma ótima maneira para evitar espinhas, ainda mais se aparecer em um dia de algum evento… Mas nunca exagere, pois pode prejudicar a sua pele.

8. Evite o estresse

O estresse excessivo também é um causador de espinhas no rosto e no corpo, em decorrer da tensão que faz os músculos se contrair fechando os poros. O ideal é se manter tranquila e procurar resolver os motivos do estresse.

9. Use maquiagem específica e de qualidade

Aquela maquiagem inadequada pode ser um grande causador das espinhas no rosto. Nunca use bases ou pós-compactos que aumentem a oleosidade e não se esqueça de limpar bem a pele retirando toda maquiagem.

10. Malhe se puder ou faça alguma outra atividade física

Além da saúde agradecer, exercícios é também uma boa maneira de evitar espinhas. Seja o que for; dançar, lutar, malhar.

Tudo isso ajuda a aliviar o estresse, além de outros benefícios. Após a atividade física, tome um banho assim que possível.

Confira o artigo 13 remédios caseiros para espinhas (<- só clicar), lá mostro muitas maneiras para acabar com a acne, inclusive a receita do tônico, confira!

Alimentos que evitam espinhas

Alimentos que evitam espinhas

É muito importante manter uma alimentação equilibrada por isso e diversos motivos.

Tenha sempre um cardápio rico em verduras ex; brócolis, couve, rúcula e espinafre. Esses alimentos têm uma grande concentração de vitamina A, o que favorece a redução da produção de sebo na pele, processos inflamatórios e ainda equilibram o metabolismo.

Os alimentos que evitam espinhas são também os cereais integrais e alimentos ricos em ômega-3 (sardinha e salmão), pois regulam o açúcar e diminui as inflamações da pele, o que leva ao aparecimento de espinhas.

Outros alimentos que evitam espinhas são:

  • Alimentos ricos em zinco como a famosa castanha-do-pará (reduz a oleosidade, ajuda na cicatrização e evita as manchas deixadas pelas espinhas)
  • Vitamina A: mamão, cenoura, gema de ovo, manga, espinafre
  • Legumes e frutas ricas em antioxidantes
  • Ômega-3: Sardinhas, linhaça, salmão, chia e atum
  • Carnes magras: frango, peixes, patinho e lombo suíno
  • Grãos integrais: macarrão integral, arroz integral, quinoa, farinha integral e aveia
  • Vitamina C e E: laranja, limão, abacate e brócolis
  • Sementes: linhaça, chia, abóbora, e sementes de girassol.

Água também é super importante, além de sucos naturais (pouco ou sem açúcar) e chás que hidratam a pele e a deixa preparada para cicatrizações.

O que causa espinhas no rosto depois dos 30 anos

espinhas no rosto depois dos 30 anos

O que causa espinhas no rosto depois dos 30 anos são:

  • Quem sempre teve pele oleosa
  • Tendência a acne (genética)
  • Quem já teve um intenso quadro de acne na juventude
  • Mulheres com alterações hormonais.

Se elas estiverem aparecendo de forma recorrente, então pode significar algum problema de saúde.

É importante passar por uma avaliação médica e exames, ainda mais se estiverem aparecendo em excesso, acompanhas de outros sintomas ou com lesões graves.

Gostou do artigo: O que causa espinhas no rosto? Compartilhe por favor:

Facebook

Pinterest

Twitter

Compartilhe:

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
SeCuidaMulher Recent comment authors
  Subscribe  
Mile
Visitante

Meu nome é Mile, obrigada pelo artigo e pelo blog.